A Consulta Popular ao Orçamento 2017 realiza Assembleia Regional em Erechim

Data: 03/06/2016

A Assembleia Regional realizada na quarta-feira (01), marca a primeira etapa da Consulta Popular que ocorrerá em 5, 6 e 7 de julho. O objetivo é dar início a Consulta Popular de 2016 a ser incluída no orçamento de 2017.

A atividade foi conduzida pelo coordenador geral de Participação e Consulta Popular do Governo do Estado, Teonas Baumhardt, do coordenador da Região Funcional 9 da SEPLAN, Adroaldo Souto Leão, do presidente do CREDENOR, Paulo José Sponchiado e teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos, representantes e presidentes de 32 Comudes da Região Norte e de entidades. A reunião aconteceu no auditório da URI. O município de Viadutos esteve representado pelo vice-prefeito.

A Consulta Popular é um programa do Estado instituído desde 1998, em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. São cinqüenta milhões disponíveis para todo o estado e para a região Norte, um milhão e 351 mil reais.

Durante a atividade foram apresentados os programas que podem ser votados e a partir dos quais os Conselhos Municipais de Desenvolvimento - Comudes, vão realizar as assembleias nos municípios e estabelecer as prioridades. Cada município pode eleger até cinco programas. Os programas devem ser definidos até o Foro Regional da Consulta Popular que deve ser realizado no dia 16 de junho.

Na oportunidade foi eleita uma comissão coordenadora da Consulta Popular Regional composta de três representantes de órgãos do governo do estado do Rio Grande do Sul, três representantes da diretoria do Corede Norte e três representantes da sociedade.

Gallery big 0f8df195d5e1754e613ea377a440d7f2