No dia 28 de Setembro de 2023, foi realizada a última etapa do Programa Arborização + Segura, que teve como objetivo a realização de um projeto, o qual, englobou o levantamento locacional das árvores e suas espécies, porte e crescimento inadequados ao convívio harmônico com o sistema elétrico, presentes sob as redes de energia elétrica, que ofereciam riscos de contato com a rede ou potencial de energização do exemplar arbóreo, podendo gerar riscos de choque elétrico e interrupção do fornecimento de energia.
Através de levantamento técnico realizado, observaram-se a necessidade de supressão de 29 exemplares arbóreos. Após, foi realizado a supressão desses exemplares. Finalizado a supressão, deu-se início a última etapa do programa supracitado, com a finalidade de realizar a Reposição Florestal Obrigatória, seguindo instruções do Código Florestal, a qual dispõe sobre a proteção da vegetação nativa.
Com isso, foram plantadas em nosso município um total de 400 mudas nativas, com a finalidade de recuperar as árvores suprimidas, estas implantadas são das espécies: Acacia Mimosa, Araça, Arroeira Periquita, Cereja do Japão, Caliandra, Escova de Garrafa, Extremosa, Goiaba Serrana, Hibisco, Ipê Amarelo e Roxo, Manacá e Quaresmeira.
Agradecemos o envolvimento e colaboração de nossos munícipes e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento.
Texto escrito por: Engenheira Agrônoma Mayara Zonin Nazzari CREA RS 211437.