III Conferência Municipal de Educação

Data: 21/12/2021

No dia 20 de dezembro no Anfiteatro Municipal ocorreu a III Conferência Municipal de Educação, cujo tema desta edição é: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: Compromisso com o futuro da educação brasileira” convocada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e o Fórum Municipal de Educação, nomeados pelo Decreto nº074/2021, de 13 de outubro de 2021, com apoio do Conselho Municipal de Educação.

A CONAE 2022, evento que visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação configurando-se num grande fórum de compartilhamento de ideias, de apresentação de resultados de sucesso e de insucesso, de debates, no âmbito da educação.

Como parte deste processo, o Fórum Nacional de Educação (FNE), instituído pela Portaria Ministerial n° 577 de 27 de abril de 2017, possui entre suas atribuições a coordenação da CONAE 2022 e a apresentação de orientações básicas para a organização das conferências municipais, intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal que precedem a etapa nacional.

A IV CONAE tem por objetivo:

Avaliar a implementação do PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano;

Avaliar a implementação dos Planos Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais;

Conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE (Plano Nacional de Educação) 2024-2034.

Nesta Conferência foram abordados os assuntos:

Leitura e aprovação do Regimento do Fórum; apresentação do Cenário Educacional do território Viadutense; apresentação dos eixos do documento Referência da IV CONAE(Conferência Nacional de Educação); estudo e discussão dos eixos nos grupos de trabalho; exposição das observações dos Documentos Referência e escolha dos delegados para a Conferência Estadual.

Para prestigiar este momento, se fizeram presentes o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Viadutos- Sr. Claiton dos Santos Brum; o Excelentíssimo Vice- Prefeito Municipal- Sr. Giovan André Sperotto e demais autoridades do município.

Para encerramento do ano letivo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto organizou uma confraternização na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos com todos os funcionários envolvidos diretamente com esta secretaria.

Gallery big f8ab257125d941579d6c10396fc32a75