Alerta sobre o controle do Mosquito da Dengue

Data: 04/03/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Viadutos informa e alerta a população sobre a situação do controle do mosquito da dengue.

O Município efetua ações periódicas de combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da doença), coordenadas pelo Secretário de Saúde, Gelson Pasini, por meio das Agentes de Endemias, Adriana Duarte e Esdra Camargo. Elas argumentam que são realizadas vistorias permanentes em locais como a garagem da prefeitura, lojas de materiais de construção, rodoviária, lavagens e borracharias, cemitério e postos de gasolina. As residências também são verificadas, e sempre que é encontrado algum foco do mosquito, o mesmo é eliminado, e são deixadas orientações de como proceder para que não aconteça o problema novamente.

O grande problema enfrentado é que, no momento das revisitas, muitas vezes são localizadas novamente as larvas. A Secretaria orienta que nestes casos, sejam efetuadas ações para que a situação não volte a se repetir. Porém, em algumas ocasiões, a única medida efetiva, é a aplicação de multas e/ou notificações. Somente em 2021, até a presente data, já foram 10 casos notificados.

Apesar de não haver indícios da presença de mosquitos infectados no município de Viadutos, no entanto, há casos de mosquitos infectados nos municípios vizinhos, orienta-se que quem tiver algum sintoma relacionado com a dengue, procure o serviço de saúde, que está sempre à disposição para o atendimento.

Reforça-se que os prédios e instalações do município são vistoriados de forma permanente, e que da mesma forma, apesar das visitas das agentes, os cidadãos podem aplicar este princípio nas suas próprias residências e arredores, buscando eliminar possíveis focos, como em caixas d’água ou outros locais que possam acumular água.

Gallery big 8c86fd87592f83650fbd795e6dc7ae6c
Sem título3.png