Saltar para o corpo principal da página
A+ A- texto
normal

Vegetação

Segundo a classificação de vegetação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na região de Viadutos ocorre a unidade fitogeográfica denominada Estepe, também chamada de Campos do Sul do Brasil, dentro desta há uma subdivisão com os subtipos Parque, Arborizada, Gramínea-Lenhosa e Atividades Agrícolas, na região ocorrem os Subtipos Gramínea-Lenhosa.

A vegetação do tipo Estepe designa formações predominantemente campestres existentes nas zonas temperadas, onde registram-se precipitações pluviométricas durante todo ano. Nesta região as plantas são submetidas a duplas estacionalidade, provocada pelo frio das frentes polares, e outra seca, mais curta com déficit hídrico.

A vegetação do tipo Estepe do subtipo Gramíneo-Lenhosa caracteriza por um tapete herbáceo, com predomínio de gramíneas, onde se encontra distribuído regular número de plantas lenhosas, principalmente arbustos e árvores, oras isolados ora sob forma de capões, acompanhados ou não por florestas-de-galeria ao longo dos cursos d’água.