“Leitura e Lazer como Alternativa Educacional”

Data: 23/11/2018

Percebendo que a realidade atual vem afastando cada vez mais os estudantes do ato de ler, com uso de computadores, tv, celulares e, consequentemente tem ocasionado pouco interesse para a leitura, dificuldades no vocabulário e compreensão, erros ortográficos, etc... A Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos desenvolveu o Projeto de Leitura cujo tema é “Leitura e Lazer como Alternativa Educacional” e a culminância do projeto com o I Chá Literário.

A ideia do I Chá Literário foi unir a leitura e a arte, estimulando nos estudantes a ideologia de que ler não é complicado, nem cansativo, é um prazer.

O projeto teve início no mês de abril e encerrou no dia 20/11/18, onde as turmas apresentaram os resultados do trabalho.

Como símbolo do projeto, foi construído o “Bule e a Xícara” gigantes e ao final da programação os estudantes receberam uma xícara confeccionada em E.V.A. como lembrança.

Os estudantes também tiveram a visita da “Agridoce” Livraria e Sebo (Erechim), proporcionando aos estudantes novamente a oportunidade de adquirir livros novos ou mesmo trocar os livros já lidos, por valores considerados simbólicos.

Foi possível observar a exposição do material produzido pelos estudantes e no palco foram realizadas diversas apresentações, com musicais e peças teatrais, dramatizações, dentre outras.

Autores que muito contribuíram, para a riqueza literária do Brasil foram representados e homenageados pelos estudantes, dentre estes, Monteiro Lobato.

Personagens como a Boneca Emília, Saci, Visconde de Sabugosa, Cuca, personagens dos contos locais, foram lembrados.

Durante os meses de abril a novembro, dois projetos de leitura foram desenvolvidos: do 1º ao 5º ano, leitura e estudo do autor Monteiro Lobato e do 6º ao 9º ano “Contando Contos Locais”.

A escola também contou com a significativa participação da professora Neuza Marina Rodrigues, apresentando o conto “A Casa Mal Assombrada de Viadutos”, agradecemos a significativa contribuição.

Parabenizamos os professores, funcionárias, alunos, colaboradores e comunidade em geral que realizaram este brilhante trabalho, com amor e dedicação.

Através do desenvolvimento do projeto foi possível observar o potencial artístico dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos. Após as apresentações aconteceu o I Chá Literário da EMEFV.

Gallery big fb6e49f9e8d006d6c6a58ed9c2ae8fb1