APAE Gaurama visita Câmara Municipal de Vereadores de Viadutos

Data: 27/09/2018

O Grupo de Autodefensoria da APAE de Gaurama-RS, na tarde do dia 24 de setembro, esteve visitando a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Viadutos, onde foram recebidos pelos vereadores José Antonio Olkoski, Artemio Volpi, Jatil Armando Pires da Silva, Dirceu Lazzarotto, e João Ari Vieira.

Na ocasião, o grupo foi acompanhado das pedagogas Véra Lúcia Demarco e Sabrina da Silva; da Coordenadora da APAE, Ana Paula Raiher Zorzi; e representantes do grupo Envolvimento Familiar Apaeano (EFA), através das senhoras Elaine do Nascimento, Melânia Jablonski, Silvane Nardi, Eva Milde e Angelina Tochetto.

O objetivo do encontro foi à apresentação dos trabalhos desenvolvidos na APAE, explanação das dificuldades cotidianas enfrentadas e debate sobre políticas públicas. Os participantes entenderam que “Foi uma verdadeira aula de cidadania, luta por direitos, autogestão e autodefensoria; além da oportunidade de entender como funciona e o que compete ao poder legislativo”.

O Programa de Autodefensoria, desenvolvido na APAE, visa o desenvolvimento de ações de preparação ativa de autodefensores, possibilitando a defesa de suas posições através de grupos operativos coordenado por profissionais da área (Assistente Social e Pedagogas). Oportuniza aos usuários espaços para sua participação direta, motivando-os a se manifestarem sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais, visando à expressão de suas expectativas e interesses. Algumas atividades realizadas envolvem a participação conjunta dos usuários e seus familiares, como a visita desta tarde ao Legislativo Municipal de Viadutos.

Gallery big 64fb1635dd9e4bcae703159af9e5ad29