Saltar para o corpo principal da página

SEMANA FARROUPILHA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE VIADUTOS, EMEI E EMEF, CULTIVAM A TRADIÇÃO GAÚCHA

Data: 25/09/2018

 

 

 

Programação envolveu estudantes da Educação Infantil e Fundamental.

 

A presença da pilcha, entre vestidos, saias e bombachas, acompanhada da cuia de chimarrão, representavam um clima especial.  As homenagens ao povo gaúcho envolveram toda a comunidade escolar. Na programação, houve apresentações artísticas, mateada, lanche campeiro, realizados em torno do “Galpão Crioulo” da escola, organizado com adereços cedidos pela comunidade.

 

A abertura das atividades deu-se na manhã do dia 17, com a apresentação da Invernada Mirim do CTG Fogo de Chão de Viadutos.

 

No dia 18, o momento cultural foi protagonizado pelos estudantes das Escolas de Educação Infantil e Fundamental, que em seguida degustaram o lanche campeiro. O carreteiro, prato típico da culinária gaúcha, foi preparado pelas funcionárias da EMEF com o auxílio voluntário da professora Inês Piovesan e partilhado entre todos.

 

Os estudantes de ambas as escolas participaram da programação, com apresentações culturais que abordaram, além do chimarrão, a vestimenta, a música, a culinária e a história da Revolução Farroupilha. O resgate dos costumes do povo gaúcho ocorreu de forma diversificada, com textos, poemas, curiosidades, poesia e canto.

 

No dia 19, encerramento da Semana Farroupilha, os estudantes tiveram a oportunidade de prestigiar a belíssima apresentação do Coral Vox In Cantus, assim como participar da mateada em suas respectivas escolas com lanche típico e chimarrão.

 

Durante os três dias de atividades as escolas buscaram valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Estudantes, professores e colaboradores se envolveram na programação. O conhecimento foi construído e compartilhado, assim como os laços de carinho e amizade, entre as crianças e jovens que são os responsáveis pelo futuro e por manterem viva a chama da tradição.

 


Arrow_Owl
Gallery big 193dbad32f6a5110bc3fecadbf2c4089
DSC01290.JPG