A busca pela qualificação do produtor rual

Data: 08/09/2014

Buscando incentivar e proporcionar cada vez mais recursos e oportunidades de trabalho no campo, a Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater/Ascar Viadutos realizou o II Seminário de Meio Ambiente e o I Curso de Boas Práticas de Produção de Peixes. O evento foi realizado na sexta-feira (5), junto ao anfiteatro municipal e reuniu cerca de 50 produtores do centro e interior do município.

Na ocasião, o Técnico Agrícola da Emater/Ascar de Viadutos e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Alceu Lira, deu às boas vindas aos produtores e apresentou as propostas iniciais do evento relacionadas ao meio ambiente e as boas práticas de produção. Logo em seguida, a Secretária de Administração Talita Bellé, salientou que estava representando o Prefeito Municipal e o Vice- José Peracchi. “Gostaria de salientar em nome do Prefeito Jovelino, a importância destes momentos aos agricultores. Sabemos que os assuntos tratados aqui são de grande conhecimento de todos, mas as novidades e os novos rumos de produção e cuidados com os animais e meio ambiente aumentam a cada dia. Então nada mais justo do que repassar e compartilhar destas informações com todos vocês”, salientou.

O Secretário de Agricultura, Evandro José Baldissera, esclareceu o papel da secretaria junto ao meio ambiente e as boas práticas de produção. Ressaltou ainda que a secretaria busca sempre melhorias e projetos para incentivar o produtor. “Estamos sempre trabalhando em prol de cuidados e orientações aos produtores rurais, por isso o nosso compromisso em repassar cada vez mais informações e meios de cuidados e recursos que possam ser utilizados junto às propriedades. O conhecimento de vocês é o nosso principal objetivo”, comentou.

As informações técnicas sobre as boas práticas de produção de peixes foram repassadas pelos palestrantes, Técnico Agrícola da Emater de Getúlio Vargas, Aglademir Martinello e pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Angonese da Emater Regional de Erechim. O curso foi realizado durante todo o dia e buscou trazer a importância da piscultura, questões de legislação ambiental, dicas de alimentação, doenças e cuidados com os alevinos, além de outras questões técnicas da área.

Durante a parte da tarde, os produtores conversaram com o Tenente Ribeiro, da 13º BABM do Comando Ambiental da Brigada Militar, onde foram repassadas informações de legislação e cuidados com a propriedade junto à lei. O curso foi realizado durante todo o dia, com intervalo para almoço. A segunda edição será realizada no mês de novembro.

Os produtores que participarem do curso terão 50 % do pagamento dos alevinos custeados pela Prefeitura Municipal. O evento é uma realização da Emater/Ascar de Viadutos em parceria com a Secretaria de Agricultura.

Gallery big c25a37308af35959f6548c6677ade593
DSC_6927.JPG