Professores participam de Formação do PNAIC

Data: 02/05/2018

O município de Viadutos participa do PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa) desde 2012.

Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação em Matemática. Em 2015 a novidade foi a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.

Em 2017 e 2018 foi ampliada a formação do PNAIC para a Educação Infantil dando ênfase a Infância e o Brincar, bem como o estudo da BNCC – Base Nacional Curricular e os estudos dos cadernos ofertados pelo MEC.

Os encontros das professoras da Pré – Escola da Educação Infantil Viadutos e as professoras do Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano da rede municipal e estadual, juntamente com as coordenadoras e diretores das escolas estão participando dos encontros de Formação do PNAIC orientados pelas Formadoras locais, Gabriela Correa de Aguiar Carbonera e Vania Franciscon, as quais tem Coordenadora Geral do município a professora Silvia M. Bonavigo. Esta etapa iniciou em novembro de 2017 e se estende até junho de 2018, a cargo da UFFS de Erechim, a fim de proporcionar trocas de experiências e de saberes entre os participantes.

Além dos encontros presenciais serão propostas atividades a serem realizadas pelos participantes no intervalo entre os encontros presenciais, tais como, leituras previamente indicadas, observações de processos vividos na escola onde atuam, produção de relatos das experiências desenvolvidas.

Gallery big 008ff0aa6d77bff92fdffb05c50b3344
Sem título.png