Escolinha de Futsal de Viadutos

Data: 07/12/2017

Por quê jogar futsal?

O futsal é um esporte muito querido pelas crianças brasileiras, uma das razões é por apresentar uma prática esportiva parecida com a do futebol, entende-se que o futsal é a primeira inserção da criança que quer “jogar bola”. De modo geral o jogo atende o desejo de jogar da criança, motiva-a a prender, desenvolve a inteligência tática, favorece as trocas sociais e facilita o desenvolvimento moral. Dessa forma a Escolinha de Futsal de Viadutos elege como principal característica a ser desenvolvida a “disciplina”, seguida pela “educação”, onde é realizado o acompanhamento trimestral dos alunos junto as suas Escolas.

No que refere-se a integração social para as crianças, a Prefeitura Municipal de Viadutos, prestigiou os alunos com a organização de um Torneio Municipal da Categoria de Base, no qual o encerramento aconteceu no mesmo dia da final do Campeonato Municipal de Futsal de Viadutos na Categoria Livre, enaltecendo a integração entre alunos, pais, professores e sociedade. Fortalecendo o trabalho já realizado pelos professores. Acreditando num crescimento da participação de crianças e adolescentes de 05 a 17 anos de ambos os sexos, a Prefeitura Municipal de Viadutos, pretende expandir e oportunizar a Escolinha, visando num futuro próximo a organização de um Campeonato Municipal da Categoria de Base, assim como a participação em eventos regionais e estaduais.

Os professores da Escolinha Municipal de Futsal de Viadutos acreditam no  trabalho com a metodologia - princípio global funcional – na qual proporciona situações onde as crianças e adolescentes vivenciem o esporte no seu âmbito comum, confrontando os problemas reais de jogo, forçando-os a tomar decisões, utilizando o raciocínio rápido e abusando da criatividade, porém, não pode-se passar despercebida a execução de algumas técnicas, incluindo assim a metodologia - princípio analítico-sintético – onde trabalha-se atividades analíticas para a execução dos principais fundamentos do futsal.

Sobretudo, entendemos que a melhor forma de uma criança aprender a jogar futsal, é vivendo o jogo propriamente dito, começando com um grau de dificuldade pequeno e no decorrer do amadurecimento das crianças aumenta-se a complexidade em cada instância de trabalho (alterando regras para melhor entendimento, diminuindo o espaço físico da quadra, variando os números de crianças participantes em determinadas atividades, etc.).

Pra finalizar agradecemos a oportunidade de participar do ensino-aprendizagem dos alunos vigentes no decorrer do ano, acreditando sempre no feedback professores-alunos-pais, fortalecendo a relação interpessoal com diferentes faixas-etárias.

Prof. Leonardo Toniolo e  Prof. Giliardi Giacomel

Gallery big 62a20d8c7b285b7bde03397cb45c446f