PROERD forma novas turmas em Viadutos

Data: 04/12/2017

Na tarde da última quinta-feira (30) aconteceu a Solenidade de Formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos.

O Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas, baseia-se no Programa Norte Americano DARE (Drug Resistance Education), desenvolvido em 1983 e aplicado em todo o Estados Unidos e mais 50 países. No Brasil o programa foi implantado no ano de 1992, quando uma equipe de policiais do D.A.R.E treinou policiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Gradativamente o programa foi sendo difundido pelas demais Entidades  Federativas, sempre ao encargo da Polícia Militar. Em nosso estado foi implantado no ano de 1998, inicialmente na capital, sendo que a Brigada Militar encontra-se em franca expansão do programa, que já atingiu a maioria dos municípios gaúchos e mais de 1.200.000 alunos de escolas públicas e privadas.

O PROERD tem por objetivo propor ações conjuntas entre Brigada Militar, professores, estudantes, pais e comunidade para trabalhar um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois as mais diversas formas de crimes estão direta ou indiretamente  relacionados com seu uso, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar o público estudantil dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida sadia e saudável; e também a ensinar os jovens a reconhecerem e resistirem às pressões que os influenciarão a experimentar as drogas.

O programa é próprio para crianças das séries iniciais, com até 8 anos, e nos currículos do 5º e do 7º ano do ensino fundamental, onde as crianças estão na faixa etária dos 9 aos 14 anos, e ainda não se envolveram com as drogas.

Nos currículos do 5º e do 7º ano do PROERD o Policial Militar fardado devidamente qualificado como Educador Social PROERD, após contato prévio, comparece nas escolas pactuadas durante dez encontros semanais, preparando o aluno para ser um defensor dentro da escola e junto a sua família e amigos, do não uso das drogas.

O evento contou com as seguintes autoridades na composição da mesa.

Excel. Vice Prefeito Municipal de Viadutos - Senhor Giovan André Sperotto.

Ilmo Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto - Professor Neri Demarco.

Ilmo Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos - Professor Marcos Antonio Basso;

Ilma Diretora da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos Professora - Sonia Lira;

Ilmo Comandante do Pelotão da Brigada Militar de Gaurama e Marcelino Ramos Tenente Luciano André Ribeiro ;

Ilma, Soldado Débora Responsável pelo Efetivo Policial no Município de Viadutos.

Ilmo Gerente da Cooperativa de Crédito Sicredi de Viadutos - Senhor Estefano Sieslak.

Logo após aconteceu a premiação pela redação destaque da turma aos seguintes alunos:

Aluno do 5º ano I da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos - Eduardo Henrique Battistoni;

Aluna do 5º ano II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos - Letícia Monzelewski;

Aluna da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos - Gisele Lúcia Veronese.

Os alunos apresentaram algumas peças teatrais e fizeram o juramento do PROERD conduzido pelo Soldado Jocemar.

O ato solene encerrou com o pronunciamento do Vice-Prefeito Municipal Giovan André Sperotto que parabenizou os formandos por mais essa etapa concluída.

Gallery big 6e2cdddcab5c6febd172bc6e95a9a97a