A+ A- texto
normal

Projeto Mais Educação

Data: 13/10/2017

O programa mais educação é um programa do Ministério da Educação, Governo Federal, onde os municípios fazem seu cadastro através do PAR - Plano de Ações Articuladas no sistema SIMEC, Viadutos aderiu em 2014 e desde lá veio o recurso voltado para esporte, reforço escolar e meio ambiente, onde a Escola Municipal de Ensino Fundamental deveria desenvolver projetos nas referidas áreas. Como neste período o projeto não foi desenvolvido o recurso foi sendo reprogramado pelo município e escola, porém no ano corrente de 2017 foi o momento de efetivar o projeto junto a comunidade escolar, com os rendimentos do período o valor disponível beirou os R$40.000,00.

Em reunião com o Conselho de Pais e Mestres da Escola foi apresentado a proposta a ser desenvolvida no contra turno da aula com os estudantes, sendo que as atividades se voltariam para a realização da escolinha de futebol, reforço escolar nas disciplinas de português e matemática e o projeto de Educação Ambiental que veio de encontro com o projeto de final de curso em Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), da acadêmica Catiane Binotto sob a orientação da Professora Me. Neusa Andreolla e professora Drª. Sílvia Bordin, com a construção da Horta Escolar e oficinas voltadas à Educação Ambiental para os estudantes, o projeto inicial sofreu alterações conforme a necessidade e foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Pais e Mestres da escola e no decorrer do ano letivo 2017 está sendo desenvolvido e tendo uma excelente participação dos estudantes no contra turno de suas atividades escolares.

A atividade inicial foi realizada no decorrer de primeira semana de outubro corrente, envolvendo os estudantes de 6º ao 9º ano com a realização da oficina da separação de resíduos sólidos tendo como tema "Lixo um problema de todos", onde a acadêmica repassou instruções de como separar adequadamente o resíduo seco e orgânico gerados por nós seres humanos.

A próxima atividade será a construção de uma composteira orgânica com os estudantes do 7º ano da tarde para o aproveitamento do resíduo orgânico produzido na cozinha da escola. E no decorrer das próximas semanas o projeto da horta escolar que tem como tema "Alimentação saudável", será realizado com as turmas de 1º ao 5º ano onde os mesmos terão uma atividade teórica em sala de aula e em seguida o plantio de legumes na horta da escola.  Além das atividades citadas o projeto conta com a coleta de água da chuva onde os estudantes aprendem a importância da água e como economizá-la.

Trabalhar em turno integral exige comprometimento de todos para poder desenvolver nos estudantes as competências necessárias para a aprendizagem. O projeto de Educação Ambiental além disso desenvolve no estudante a sensibilização de modificar a realidade de exploração dos recursos naturais sem a devida consciência cidadã.

Gallery big 70f21ab4060f54bc06ee6c4606a6f319