Saltar para o corpo principal da página

CRAS Viadutos - Fortalecendo Vínculos através de Oficinas

Data: 22/06/2017

 

 

As oficinas são ofertadas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde se realiza atendimentos em grupos com acompanhamento da Equipe Técnica e Coordenação, utiliza-se de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários para se trabalhar diferentes temáticas. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

 

 

 

O CRAS de Viadutos realiza o serviço através de oficinas como, Teatro, Padaria, Corte e Costura, Artesanato, Dança, Serralheria e Acordeon, através das mesmas consegue-se fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, além de tirar as famílias do risco social.

 

 

 

As Oficinas são uma excelente estratégia de inclusão e socialização, que vem ao encontro do que é esperado no CRAS, pois poderá vir a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, bem como beneficiar a inclusão, estimular as potencialidades dos usuários, modificando a qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho. Também possibilita um ambiente de descontração, afetividade, respeito ao próximo, responsabilidade e disciplina.

 

 

 

Oficina de dança: Possibilita as crianças, adolescentes e adultos a sensibilização, percepção corporal, incentiva à criatividade e também a melhora da autoestima.

 

 

 

Neste contexto, torna a oficina um ambiente agradável, atrativo e de bem estar, onde possam descobrir e compreender que a dança é um instrumento que contribui para o desenvolvimento psicomotor, pessoal, mental, emocional e social, fazendo com que o corpo seja um veículo de expressão máxima.

 

 

 

Oficineiro: Maiara Michalski

 

 

 

Oficina de Teatro: Desenvolve potencialidades artístico-criativas em todas as idades. Trabalha coordenação motora, atenção e o conhecimento de si e do outro. Tudo isso, através do jogo e de atividades diversas, de forma envolvente e participativa.

 

 

 

São observadas diversas formas de atuação e ao longo da oficina são ensaiadas diferentes tipos de peças teatrais.

 

 

 

Oficineiro: Norberto Rodrigues

 

 

 

 

 

Oficina de Serralheria: Os adolescentes aprendem a lixar, soldar, fabricar calhas, algerosas, colarinhos de fogão, cano de lareiras, janelas basculantes, portas, janelas de ferro, grades e cercas de ferro, entre outros. Também possibilita inserção no mercado de trabalho.

 

 

 

Oficineiro: Artemio Cwik

 

 

 

 

 

Oficina de Padaria: Permite que os adolescentes comecem a se interessar por uma profissão e também possibilita a inserção no mercado do trabalho.

 

 

 

A oficina oportuniza o conhecimento de vários tipos de massas, recheios e ingredientes para a fabricação de pães, doces, salgados, bolos, tortas, entre outros.

 

 

 

Oficineira: Ivete Piovesan Bonatto

 

 

 

 

 

Oficina de Acordeon: A música é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica.

 

 

 

Contribuiu para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.

 

 

 

A música é um poderoso recurso educativo a ser utilizado e representa uma importante fonte de estímulos e equilíbrio.

 

 

 

Oficineiro: Michel Dal Bosco

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficina de Corte e Costura: O objetivo da oficina é desenvolver habilidades na área da costura. É um excelente instrumento que favorece a atenção, o desenvolvimento psicomotor e a concentração.

 

 

 

Também visa estimular uma futura profissionalização, ampliando as suas possibilidades seja no setor financeiro, social e até mesmo pessoal.

 

 

 

Oficineira: Elsa Prando

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficina de Artesanato: Têm o objetivo desenvolver a coordenação motora, bem como, despertar a criatividade e a iniciativa.

 

 

 

Também proporciona o desenvolvimento de habilidades, possibilitando que os usuários se expressem e descubram suas aptidões auxiliando na melhoria da qualidade de vida e novas opções de fonte de renda.

 

 

 

Oficineira: Marcia Pandolfo

 

 

 

 

Dia das Oficinas

 

 

 

Segunda: Oficina de Teatro;

 

 

 

Oficina Artesanato para pessoas com deficiência.

 

 

 

Terça: Oficina de Artesanato e Corte e Costura para mulheres.

 

 

 

Quarta: Oficina de Acordeon para crianças e adolescentes;

 

 

 

Oficina de Dança para mulheres, crianças e adolescentes;

 

 

 

Oficina de Artesanato para crianças e adolescentes.

 

 

 

Quinta: Oficina de Padaria para adolescentes.

 

 

 

Sexta: Oficina de Serralheria para adolescentes a partir de 16 anos;

 

 

 

Oficina de Padaria para mulheres.

 

 

 

 

 

Coordenadora do CRAS: Ariane Jaguszewski Incerti

 

 

 Equipe Técnica

 

 

Psicólogas: Laila Seganfredo e Ivana Roberta Kipper

 

 

 Assistentes Sociais: Graziela Arruda e Luana Detofol Bez

 


Arrow_Owl
Gallery big 124c20f5044aaf638541b9deee873a83
Oficina de Dança (9).jpeg