A+ A- texto
normal

Setor Leiteiro em Pauta

Data: 16/12/2014

A atual situação do setor Leiteiro da região é motivo de preocupação para a Administração Municipal de Viadutos. Buscando amenizar a situação, foram realizadas juntamente com as principais entidades regionais encontros e reuniões para debate da situação e dos principais problemas. Na última quinta – feira (11), o encontro foi realizado junto ao Escritório Regional da Emater em Erechim. A reunião debateu a problemática econômica e social provocada na região por ocasião da 7ª Operação Leite Compen$ado. Estiveram presentes no evento, representantes da Emater, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Cotrel, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Sindicato Trabalhadores Agricultura Familiar (Sutraf), Secretarias de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viadutos e região. Além de outras lideranças e imprensa.

Representando o município de Viadutos, estiveram presentes o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Natanael Sganzerla, Secretário de Agricultura Evandro Baldissera e Técnicos da Emater Viadutos. Na ocasião, foram levantados dados relacionados à operação do leite, bem com realizada a análise dos prejuízos nos principais municípios da região. Mas, a preocupação não terminou. Na noite de ontem, segunda – feira (15), o Prefeito Municipal Jovelino José Baldissera, juntamente com as entidades competentes, Secretaria de Agricultura, Sindicato, Emater, Associações, produtores de leite e população em geral, estiveram reunidos no CTG Municipal para, novamente discutir a problemática do segmento, causada pelas fraudes investigadas e comprovadas no início deste mês de Dezembro.

Na ocasião, depois de realizada abertura, o Presidente da Associação do Gado Leiteiro de Viadutos, Márcio Bitarello indagou a todos a questão da formulação de um novo projeto para o Município, e também a região, com o intuito de ajudar a organizar os produtores na comercialização do leite. Em seguida, o Prefeito Municipal, saudou a todos e salientou a gravidade da situação, dizendo que a administração municipal está empenhada na busca de uma solução para o problema. “Estamos preocupados com a população e com o futuro do nosso município, mas acreditamos que juntos será encontrada uma solução que possa colaborar de forma positiva”, disse.

Baldissera ainda salientou a importância da colaboração de todos, pois os maiores interessados são os produtores de leite. O chefe do escritório da Emater Municipal, Hernandes Rebelatto, conversou aos produtores e pediu que repassassem dos dados técnicos de produção e perda. Buscando desta forma, realizar um levantamento específico do Município. Após as ressalvas, foi constatado que 15 produtores do Município de Viadutos estão jogando leite fora. A quantidade de leite não recolhida até o momento já chega a 13.300 litros. Mais encontros serão realizados no decorrer dos dias para amenizar e buscar soluções viáveis para a situação do Município.

Gallery big b486fe3fccd903b060a64297cc906171
reunião.JPG