Saltar para o corpo principal da página
A+ A- texto
normal

CONSCIÊNCIA NEGRA

Data: 25/11/2019

 

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.

Atuar no desenvolvimento da conscientização histórica e social das crianças é uma das responsabilidades das escolas, que pode ser compartilhada com a família.

Nesse cenário, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos desenvolveu diversas atividades alusivas a data comemorada através do trabalho individualizado em sala de aula e também por meio de uma importante explanação com o senhor Ibrain de nacionalidade africana, que prontamente atendeu o pedido da escola para um breve relato dos costumes e tradições de sua terra natal, objetivando o diálogo com os estudantes sobre conceituação de raça, preconceito e desigualdade.


Arrow_Owl
Gallery big 2a68bd2f8d62af3a422e3f4dbcc8fe4c
DSC02325.JPG