A+ A- texto
normal

TINTA COMESTÍVEL

Data: 13/11/2019

A turma do BERÇÁRIO B da tarde, embarcou em uma deliciosa aventura com a tinta comestível preparada com iogurte e corantes de alimentos. Os bebês embarcaram na aventura, adoraram a tinta! Inventaram brincadeiras e enfrentaram novos desafios.

Como a tinta é comestível, tiveram total liberdade de explorar as cores  com as mãos, com os pés e até com a boca. Eles aproveitaram para sentir as texturas e não ligamos  para a bagunça pois se sujar faz bem.

Com isso, ampliaram as experiências sensitivas, motoras e cognitivas. Quando perseguimos trilhas de aprendizagem com as crianças, saímos da avenida do superficial e transitamos pela estrada do aprofundamento. Com isso, construímos conhecimentos.

As crianças são questionadoras por natureza e quando valorizamos esse modo de ser, favorecemos importantes aprendizagens como: observação, escuta,  exploração, experimentação, criação e reinvenção, testagem, avaliação, pensamento crítico, fazer novas pergunta  e muito mais…..

Um trabalho pedagógico assim só pôde ser realizado a partir das reflexões do dia a dia, sem esquemas prontos e planejamentos engessados. Um percurso construído passo a passo, que foge dos “planejamentos mensais” que impossibilitam prever as respostas das crianças.

Texto e fotos: Equipe EMEI

Gallery big 21c9dacda650aafadea1d11cdc993a9a