Viadutos recebe conceito EXCELÊNCIA no Índice Firjan Gestão Fiscal - Edição 2019

Data: 08/11/2019

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais; é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez, nos quais Viadutos recebeu a seguinte pontuação: Autonomia 0,4890; Gastos com Pessoal 1,0000; Liquidez 0,8867 e Investimentos 0,5816, totalizando um índice de 0,7393 que representa o conceito EXCELÊNCIA, ficando no ranking do IFGF com 434º a nível Nacional, 82º a nível Estadual e 6º lugar na região.

A metodologia do IFGF passou por uma atualização e agora o estudo é composto por quatro indicadores – Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. Toda a série histórica foi atualizada de acordo com as novas métricas. O índice permite tanto a comparação relativa quanto absoluta, isto é, não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais. No indicador Gastos com Pessoal, o município de Viadutos recebeu o índice máximo 1,0000. Ele mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida. No Alto Uruguai, além do nosso município, somente Aratiba, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul e Floriano Peixoto atingiram o valor máximo.

Conforme destacado pelo Prefeito Claiton dos Santos Brum: “Com austeridade e zelo do recurso público, aplicando o recurso onde a necessidade é maior e priorizando aquilo que beneficia um maior número de pessoas, é que esta administração obteve seus resultados positivos.”

Fonte: Atmosfera Online

Gallery big 21abc70859d0f21918e0b3e78d8ce36b