Festa Nacional do Boi Recheado 2016

No início dos anos de 1990, um grupo de amigos denominado Grupo da Lebre se reuniam eventualmente para confraternizar as relações de amizade através de jantares. Aceitando o desafio proposto por Elias Tochetto, assador do grupo, aceitou rechear um boi inteiro. Posteriormente, com o auxílio da comunidade local, foi construído o primeiro forno junto ao Salão Paroquial, no final do ano de 1994. Sendo que a primeira Festa do Boi Recheado ocorreu no dia dezoito de março de 1995, e contou com a participação de 300 pessoas. O evento é inédito no Brasil, tornou-se uma festa nacional e que em 2012 realiza sua 18ª edição, atingindo um público de aproximadamente duas mil pessoas.

O município de Viadutos entrou para o Livro dos Recordes Brasileiros com a preparação do maior boi recheado assado em forno no país. A auditoria do RANKBRASIL acompanhou a preparação do boi no dia sete de fevereiro de 2009 na organização da tradicional Festa Nacional do Boi Recheado. O evento é uma grande festa gastronômica e cultural, pois além do feito inédito de servir bois recheados inteiros, também promove apresentações artísticas de grupos culturais locais, valorizando a cultura e os grupos culturais da região.

Os recursos provenientes do evento são canalizados para projetos sociais desenvolvidos pela secretaria municipal de Assistência Social. O evento atrai centenas de turistas, sobretudo da região sul do país, o que colabora para o desenvolvimento do comércio local.

A Festa do Boi Recheado acontece concomitantemente com a 6ª Expofeira do Gado Leiteiro, Indústria e Comércio, com o intuito de valorizar a produção local, já que Viadutos é um dos principais municípios da Região Alto Uruguai na produção de leite.

Gallery_big_9e7cf5816120d6e70c301e68251c2321
Prefeito da época José David Gemelli cortando o primeiro pedaço de carne na primeira Festa do Boi Recheado.jpg